As zonas costeiras do Brasil e do Mundo estão sempre em evidência pela sua ocupação em excesso, pressionada pelo elevado volume de atividade econômica atrelado à concentração de pessoas nestas regiões. Essa condição tem colocado os gestores, pesquisadores, estudiosos e a população que habita estas zonas preocupados com o uso excessivo dos recursos naturais e ambientais, e com o estilo de desenvolvimento destas regiões costeiras e áreas adjacentes.
A gestão de áreas e recursos costeiros requer grande empenho na escolha entre os diferentes caminhos a examinar no processo da tomada de decisão quanto a um ou outro estilo de desenvolvimento. Considerando que as tomadas de decisões são sempre difíceis de serem realizadas, uma vez que envolve escolhas de diferentes dimensões (socioeconômicas, políticas, ambientais, culturais, religiosas, etc.), os estudos econômicos se tornam necessários como instrumentos à tomada de decisões dos gestores das áreas costeiras.
Neste contexto, a proposta da Unidade de Pesquisa em Economia Costeira (UPEC) é produzir análises econômicas, estudos e avaliações de uso dos recursos e processos de desenvolvimento, para dar suporte às tomadas de decisões com informações derivadas de estudos técnico-científicos.
A UPEC concentra seus estudos na área econômica, contribuindo com instrumentos e análises para uma melhor gestão de áreas costeiras. A UPEC tem como objetivo trabalhar com o desenvolvimento de projetos, pesquisas e estudos na grande área de economia, com ênfase em economia ambiental e dos recursos naturais, economia pesqueira, política pública, mudanças globais e efeito sobre ecossistemas costeiros.