Nesta área são utilizados conhecimentos da teoria econômica e da economia dos recursos naturais para que sejam geradas análises econômicas quanto à exploração dos recursos pesqueiros, do pescado como produto competitivo, analisando-o sob diferentes dimensões de mercados (produtores, consumidores, internos e externos). Também, são estudados os custos incorridos nos diferentes segmentos da cadeia produtiva de diferentes espécies de pescado (na captura, no processamento, na comercialização).

São estudados conteúdos teórico-econômicos básicos, contextualizando-os sob a ótica dos recursos naturais, em específico o recurso pesqueiro, de forma que esse possa sofrer ação de políticas de manejo racionais, assegurando a sua exploração econômica com sustentabilidade social e ambiental.

Com conhecimento das políticas públicas atuante no desenvolvimento da atividade pesqueira, busca-se analisar os impactos destas políticas no desenvolvimento desta atividade, os efeitos e conseqüências destas políticas em termos de sustentabilidade do recurso pesqueiro e da economia da pesca.